segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RESUMO - AULA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA GENÉTICA - TURMA 100 - BIOLOGIA



Resumo – introdução aos estudos da Genética
Turma 100 – Biologia – Profa. Dra. Grace de Lourdes Cardoso

Primeiras ideias sobre herança
Genética- estudo da hereditariedade
Os filósofos gregos e a hereditariedade
Alcmeon de Crotona – discípulo de Pitágoras
500 a.C. acreditava que homens e mulheres tinham sêmen vindo do cérebro, o sexo da criança dependeria da quantidade de sêmen vindos dos pais.

Empédocles de Acragas - 492-432 a.C.
O calor do útero seria determinante no sexo dos bebês
-          Quente- Homens
-          Frio- Mulheres

Anaxágoras de Clazomenae- 500-428 a.C.
O sêmen ocorria apenas no homem e teria um protótipo de cada órgão, a fêmea seria apenas receptora e nutridora, o sexo dependeria do lado do útero:
                Direito: Homem
                Esquerdo: Mulher

Hipócrates de Cos- 460-377 -a.C.
       Pangênese- Cada órgão produziria gêmulas que seriam miniaturas de órgãos passados pelos pais para os filhos no momento da concepção.

Aristóteles de Estagira- 384-322 a.C
O homem fornece a essência e a mulher a matéria básica para a formação do feto, se o desenvolvimento fosse normal o filho seria homem se houvesse alguma falha seria mulher.

Gregor Mendel (1822-1884) – Monge Austríaco que estudou genética por meio da observação de seus experimentos com plantas de ervilhas (Pisum sativum).
     Nos jardins de um mosteiro na República Tcheca, entre 1856 e 1863 realizou cruzamentos genéticos com essas plantas e chegou a brilhantes conclusões, conhecidas nos dias atuais como as leis de Mendel.
Seu trabalho foi apresentado para a comunidade científica em 1865, mas nessa época não foi compreendido e nem valorizado.
     A partir de 1900 (dezesseis anos após sua morte), Mendel teve seu mérito reconhecido e confirmado por outros cientistas.



Antes de continuarmos vejamos alguns conceitos importantes
Caráter: Um certo aspecto do ser vivo, geralmente determinado por um gene. Por exemplo: cor da flor, altura da planta (vegetais), aspecto dos cabelos, albinismo (humanos), cor das asas (insetos), etc.
Gene: É a unidade de transmissão hereditária formada por um fragmento de DNA de um cromossomo e responsável pela codificação de uma certa proteína. Essa proteína condiciona o caráter.












Lócus: É o local ocupado pelo gene em cromossomos homólogos e que determina o mesmo caráter.
 Genes Alelos: Gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos e que determina o mesmo caráter. Exemplo: a cor da semente (caráter) é determinada por dois alelos que condicionam a coloração amarela ou verde.



Cromossomos Homólogos: Pares cromossômicos que carregam os alelos para a determinação de um certo caráter. Cada um dos homólogos é transmitido por um dos pais.





Genótipo:  Patrimônio genético do indivíduo. Todos os genes que ele recebe de seus pais e que poderão ser transmitidos para seus descendentes. Costuma-se representar o genótipo com letras, indicando os genes presentes nas células somáticas.
    Fenótipo: Características específicas do caráter analisado. O fenótipo é determinado pelo genótipo (genes) e pode ou não ser facilmente observado. Ex: tipo sanguíneo (proteína produzida).
Homozigoto: Indivíduo que possui os dois genes iguais em um certo lócus, sendo considerado puro para o caráter. O genótipo do homozigoto é representado por duas letras iguais (AA ou aa).
    Heterozigoto: Indivíduo que possui um gene diferente do outro em um certo lócus. Cada um deles determina um fenótipo diferente para o caráter considerado; são impuros ou híbridos (Aa).
    Gene recessivo: gene que só manifesta fenotipicamente o caráter em homozigose (dois alelos iguais). Só se manifesta quando estiver presente em dose dupla (aa).
    Gene dominante: Gene que manifesta o mesmo fenótipo, tanto em homozigose (AA) como em heterozigose (Aa).

A hereditariedade e o ambiente
       O desenvolvimento de um ser vivo depende tanto da hereditariedade quanto do ambiente.
       Esses dois fatores se inter-relacionam.
       A hereditariedade é responsável pela formação do genótipo, e o ambiente age sobre ele.
       Os fatores ambientais podem interferir na aparência do indivíduo modificando o seu fenótipo, mas não o seu genótipo. Ex: pele exposta ao sol.
       FENÓTIPO: GENÓTIPO + AMBIENTE.

1a Lei de Mendel
“Pureza dos Gametas”

“As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta”.










       Em todos os experimentos Mendel obteve sempre os mesmos resultados na F2, ou seja, a proporção de 3:1 se repetiu para cada par de características testadas.
       Uma das características ficava completamente ausente na F1, mas reaparecia na F2, na proporção de ¼.
       Dedução de Mendel: As plantas F1, apesar da aparência uniforme, receberam de seus genitores a capacidade de produzir ambas as características e que essa capacidade é transmitida para a geração seguinte sem haver mistura.
       O fenótipo que não aparecia na F1 Mendel chamou de recessivo, denominando o outro de dominante.



       Relação fenotípica  Relação genotípica
       ¾ amarelas                                        ¼ amarela pura
                                                                                     2/4 amarela impura
       ¼ verde                                                              ¼ verde pura

Primeira lei de Mendel
  Os dois membros de um par de genes se separam durante a formação dos gametas.
Cada membro do par de genes é carregado por metade dos gametas do indivíduo.


Explicação de Mendel
       Existem determinantes hereditários de natureza particulada;
       Cada caráter é determinado por 2 fatores (elementos);
       Os membros de um par de fatores separam-se igualmente para os gametas;
       Cada gameta carrega um só membro do par de fatores;
       A união dos gametas é aleatória, produzindo as proporções observadas.

Representação de cruzamentos
       P                            AA X aa
       Gametas A         a
       F1                          Aa  Aa




Paulo, de olhos azuis, casou-se com Ana que possui olhos castanhos e é filha de uma mulher com o mesmo fenótipo de seu marido. Quais as chances de Paulo e Ana terem filhos de olhos azuis?






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