segunda-feira, 16 de novembro de 2015

REVISÃO AV2 - TURMA 300 - TERCEIRO TRIMESTRE- BIOLOGIA

REVISÃO AV2 TURMA 300 – BIOLOGIA – 3º. TRIMESTRE
PROFA. GRACE DE LOURDES CARDOSO


Especiação alopátrica ou geográfica, que é resultante da divisão de uma população em duas, por barreira física ou geográfica.
Se o nível do mar voltas a baixar e as duas populações mostradas em B recolonizarem a área de sobreposição (figura C), como poderia ser evidenciado que realmente houve especiação.
A especiação poderia ser evidenciada a partir do isolamento reprodutivo como consequência do isolamento geográfico. O isolamento geográfico pode tornar as duas populações tão diferentes geneticamente que a troca de genes entre elas não é mais possível, constituindo-se então, duas espécies distintas.

Conceitos
Especiaçãoà Formação de novas espécies, que normalmente se inicia com a separação da espécie em duas ou mais populações por uma barreira física de difícil transposição.
Seleção natural à O ambiente atua sobre a diversidade intra-específica e elimina os indivíduos menos adaptados, selecionando os mais adaptados que sobrevivem e se reproduzem.
Homologia à Semelhança, quanto à estrutura, entre órgãos de espécies diferentes que têm um ancestral comum apresentando esses órgãos ainda a mesma origem embrionária.
Irradiação adaptativa à Um grupo ancestral pode dispersar-se por vários ambientes, como florestas, campos, originando novas espécies, que ocupam diferentes habitats ou nichos ecológicos.
Convergência adaptativa à Descendentes de ancestrais diferentes que ocupam o mesmo habitat, submetendo-se aos mesmos fatores de seleção natural e que, com o tempo, tiveram selecionados aspectos adaptativos semelhantes.

Conceituando
Há milhões de anos, houve isolamento geográfico, em parte devido à separação dos continentes (deriva continental). Este fato resultou em diferentes processos de especiação, nos mais variados locais. Assim, ao longo do tempo formaram-se novas espécies adaptadas a diferentes condições ambientais, aumentando a biodiversidade animal.
Esclarecendo
Darwin propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies. Segundo essa teoria os seres vivos apresentam variabilidade, essa diversidade está sujeita a seleção natural, que favorecerá os seres portadores de características que lhes confiram valor adaptativo positivo. Com essas adaptações os seres podem sobreviver melhor, ter maior sucesso reprodutivo, deixando maior número de descendentes.
A seleção natural leva a um aumento da frequência de formas alélicas que tragam valor adaptativo positivo ao seu portador. Essa frequência de alelos pode sofrer alteração, caso haja mudanças ambientais.
A seleção natural é um processo que direciona as adaptações dos indivíduos ao ambiente.
As mutações são eventos aleatórios que levam a formação de novos alelos, portanto, aumentam a variabilidade genética.
O mecanismo evolutivo é o responsável pela mudança da característica da população viral frente aos medicamentos é a seleção natural. Essa atua na população viral existente, selecionando a população resistente aos medicamentos. Charles Darwin foi o primeiro a propor esse mecanismo para explicar a evolução biológica.
Na ausência do coquetel de medicamentos, os vírus que eram sensíveis às drogas proliferaram.  Após algum tempo, a utilização do coquetel se mostrou eficaz pois ele atuou diminuindo a população dos vírus que são sensíveis a este.

Não são os mais fortes, e sim os mais bem adaptados que sobrevivem no ambiente.
 A seleção natural não tem como objetivo o aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio. Na verdade, funciona como o agente de seleção dos indivíduos mais aptos em um determinado ambiente.
Os processos de adaptação estão intimamente vinculados ás informações ambientais e a descendência dos indivíduos. Os mais adaptados ao ambiente sobrevivem e passam suas informações genéticas aos descendentes. Vale lembrar que a evolução é um processo que ocorre ao longo das gerações e não em indivíduos específicos.

Dois alelos ocorrem em proporções iguais em uma população grande e isolada reprodutivamente, e não havendo nenhuma vantagem seletiva de um sobre o outro, espera-se que os alelos permaneçam em iguais proporções, geração após geração.

Motivos que colocam organismos próximo da extinção:

Quando ocorrem os cruzamentos entre indivíduos que possuem ancestralidade em comum, esses animais são geneticamente muito semelhantes entre si.
Animais que vive em áreas mais restritas, a baixa variabilidade genética vem tornando-o muito susceptível a infecções.
Em populações pequenas, os fatores ambientais podem influenciar na frequência genotípica e fenotípica desse grupo.

As frequências genotípicas nos descendentes, sob acasalamento ao acaso, dependem somente das frequências gênicas na geração parental e não da frequência genotípica
Se na geração parental machos e fêmeas apresentam as mesmas frequências genotípicas, o equilíbrio é atingido em uma geração.
 Se uma população é formada por machos e fêmeas com diferentes frequências alélicas ligadas ao sexo (X e Y), então, na geração seguinte, a frequência do alelo para os machos é igual à frequência do alelo nas fêmeas na geração anterior.

As mutações gênicas são as principais formas de variabilidade genética existentes. Ocorrem na estrutura do DNA, alterando fragmentos de cromossomos, podendo gerar características mutantes dominantes ou recessivas. São causadas por meio de agentes mutagênicos e também naturalmente por recombinações genéticas de várias origens.

A característica de ter covinha nas bochechas é determinada por um par de genes, seguindo a primeira lei mendeliana. Imagine que, numa população de 500 indivíduos, 84% das pessoas possuem covinhas (CC e Cc). Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, determine, respectivamente, qual é a frequência do gen “c” e qual é o número esperado de heterozigotos nessa população.

Se 84% das pessoas possuem covinhas (CC e Cc) pode-se concluir que 16% das pessoas não possuem covinhas e são cc.
cc = p2 = 0,16
p = 0,4
se p + q = 1, então q = 0,6
Assim, a frequência do gene c é de 0,4 e do gene C é 0,6.
Como a frequência de heterozigotos (Cc) é dada por 2pq, logo 2 . 0,4 . 0,6 = 0,48. Se 48% dos 500 indivíduos são heterozigotos, então 500 . 0,48 = 240 indivíduos são Cc.
0,4 – 240 indivíduos


REVISÃO AV2 TURMA 200 - BIOLOGIA - TERCEIRO TRIMESTRE

REVISÃO AV2 TURMA 200 – BIOLOGIA – 3º. TRIMESTRE
PROFA. GRACE DE LOURDES CARDOSO
Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de carboidrato; no estômago inicia-se a digestão de proteínas; no duodeno ocorreu digestão das proteínas; carboidratos e lipídios.

A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.
As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.



Classe A - enzima: amilase salivar (ptialina) ou amilase pancreática (amilopsina); produto: maltose.
Classe B - enzima: tripsina, quimotripsina ou peptidases; produtos: peptídios e aminoácidos.
Classe C - enzima: lactase; produtos: glicose e galactose.
Classe D - enzima: lipase pancreática; produtos: di e monoacil gliceróis, ácidos graxos e glicerol.



O conteúdo estomacal é muito ácido e, assim, pode haver formação de feridas na mucosa duodenal pela ação do suco gástrico, rico em HCl.
O conteúdo duodenal tem caráter básico, devido à presença de bicarbonato presente no suco pancreático que é lançado no duodeno.
A chegada do bolo alimentar ao estômago estimula a secreção de gastrina, hormônio produzido pela parede estomacal. Esse hormônio estimula a secreção de HCl pelo estômago, além de aumentar a motilidade gástrica.
A chegada de HCl ao intestino delgado o estimula a secretar o hormônio secretina, o qual estimula a secreção do suco pancreático, contendo bicarbonato. Além disso, inibe a motilidade estomacal.
A chegada de gorduras e peptonas no intestino delgado o estimula a produzir pancreozimina (colecistocinina). Esse hormônio estimula a liberação de enzimas pancreáticas e, também, estimula a liberação de bile pela vesícula biliar.
A presença de gorduras no duodeno também estimula a produção de enterogastronas pelo intestino delgado, hormônio que inibe a motilidade gástrica.

A lactose presente no leite é convertida em galactose e glicose pela ação da enzima lactase, presente no suco entérico. Dessa maneira, ao ser digerida, a lactose aumenta a glicemia de um paciente diabético

O jejuno e o íleo são as porções do intestino delgado onde a maioria dos nutrientes é absorvida para a corrente sanguínea, através das vilosidades intestinais, que aumentam a superfície de absorção e facilitam esse trabalho.
No intestino grosso vivem bactérias simbiontes, formando a flora intestinal. Essas bactérias produzem vitamina K e B12 e não causam doenças no ser humano se mantidas em número equilibrado.

O infarto agudo do miocárdio consiste no entupimento de uma das artérias que irrigam o coração, causando a morte de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. Altas taxas de colesterol podem obstruir e facilitar o entupimento de artérias coronarianas

Em caso de infarto, as células deixam de receber O2 e, consequentemente, não realizam a respiração aeróbica, que tem como subproduto, o CO2.

Modelo simplificado de nosso sistema respiratório

Separadas pelo palato ("céu da boca"), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado.
A traqueia é um tubo formado por anéis ósteocartilaginosos que lhe dão rigidez e boa sustentação.
A hematose ocorre nos alvéolos, com a troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sanguíneo.
 Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz.

Analisando ....
Um indivíduo apresenta elevado risco cardíaco por ser diagnosticado com placa ateroesclerótica em um ramo da artéria coronária esquerda. O indivíduo deverá seguir uma dieta rígida com menor ingestão de gordura e controle de açúcar, aumentar a atividade aeróbica de exercícios e caso o quadro seja grave, ele poderá realizar o desbloqueio do vaso por meio de uma ponte de safena.

O stent é um artefato parecido com uma "mola", onde o cirurgião introduz no vaso por meio de um cateterismo. Esse dispositivo abre fisicamente o vaso e permite maior fluxo de sangue pelo mesmo.

Se considerarmos o fato de que apenas artérias transportam sangue oxigenado, a artéria pulmonar deveria mudar de denominação, pois ela leva sangue rico em gás carbônico para os pulmões. Isso também se aplica às veias pulmonares que levam sangue oxigenado do pulmão até o coração.

Sobre componentes do sangue
O plasma sanguíneo é responsável pelo transporte de nutrientes dos intestinos, onde são absorvidos, para os demais tecidos, bem como, pelo transporte de hormônios das glândulas que os produzem para os locais onde vão atuar.
Os eritrócitos são as células predominantes no sangue e sua função consiste em transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e dióxido de Carbono no sentido inverso.
A leucocitose corresponde ao aumento do número de glóbulos brancos no sangue

A uréia à  Resíduo nitrogenado tóxico mais solúvel que o ácido úrico, resultante do metabolismo de proteínas.
 Há uma desordem hormonal chamada diabetes insipidus, que é causada por uma falha na produção do hormônio anti-diurético (ADH). As consequências dessa desordem e o aumento na produção de urina e diminuição do volume dos fluidos corporais.

O sal ingerido em excesso leva a um equilíbrio osmótico nos néfrons, o que provoca desidratação.

Os néfrons humanos são responsáveis pela eliminação de excretas nitrogenados e pela manutenção do equilíbrio osmótico do corpo. O aumento de sudorese (produção de suor) provoca a diminuição do volume de urina produzido.

Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool inibe a produção do hormônio ADH.



REVISÃO AV2 TERCEIRO TRIMESTRE- TURMA 100 - BIOLOGIA


Revisão AV2 3o. trimestre  – Bio – turma 100
Profa. Grace de Lourdes Cardoso

 A ausência da Enzima 1 resulta em um aumento da concentração de tirosina.
 Casamentos entre indivíduos albinos podem gerar descendentes com melanina.
 Diferentes genótipos podem dar origem ao albinismo.

Analisando uma situação
Nos cães labradores, apenas dois genes autossômicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produção do pigmento da cor preta é determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. o gene E também interfere na cor do animal, já que controla a deposição de pigmento na pelagem. A cor dourada é determinada pelo genótipo ee.  Uma fêmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporção. Quando essa mesma fêmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes, sendo um chocolate, três pretos e quatro dourados.

Qual o genótipo da fêmea mãe?
Trata-se de um caso de epistasia recessiva. Informações:
Dourado: ee B__ ou ee bb Preto: E_ B_ Marrom: E_ bb
Cruzamento: ? ee _ _ x ? E_ bb
Filhotes: EeBb (preto) , Eebb (marrom), ee _ _
O macho enviou o gene B ao seu filhote preto, e o gene b ao filhote marrom, é, portanto,
heterozigoto. Por ser dourado é bb.
Genótipo do macho: eeBb

Conceituando
O fenômeno da interação gênica consiste no fato de: vários pares de genes não alelos influenciarem na determinação de uma mesma característica.
Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilidade óssea, a surdez congênita e a esclerótica azulada à Pleiotropia

Analisando uma situação
Um pesquisador cruzou paineiras de flores pink com paineiras de flores brancas. Os descendentes (F1) foram cruzados entre si, produzindo sempre as seguintes frequências fenotípicas na geração F2:


Herança quantitativa. Toda vez que vemos um gráfico, onde os fenótipos extremos aparecem em menor número do que os fenótipos intermediários, temos uma distribuição padrão, típica de herança quantitativa.


Estudo de caso
Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene “A”, letal em homozigose. Seu alelo recessivo “a” condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente
Branca = AA / Aa  à  AA é letal.
 Preta = aa
Cruzamento de casal heterozigoto: Aa x Aa
A
a
A
AA
Aa
a
Aa
aa

AA = presença do gene letal
Aa = Branca
aa = Preta
Considerando que AA morre no desenvolvimento embrionários, teremos:
2/3 de Aa = 2/3 de Branca
1/3 de aa = 1/3 de Preta

Analise de caso

 Em II, a probabilidade de recombinação gênica é maior.  Quanto maior for a distância, maior é a probabilidade de permutação.

Observando
Se os genes Z, X e Y apresentam as frequências de permutação XZ (0,34), YZ (0,13) e XY (0,21), a ordem no mapa desses genes no cromossomo é:  ZYX

Analise de caso
Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Trata-se de um caso de ausência de dominância.
As plantas de flores vermelhas têm genótipo VV, as plantas de flores brancas têm genótipo BB, já as plantas de flores cor-de-rosa apresentam genótipo VB. Assim, o cruzamento de plantas de flores cor-de-rosa entre si, gera:

 Proporção fenotípica: 25% plantas de flores vermelhas, 50% plantas de flores cor-de-rosa, 25% plantas de flores brancas.
Concluí-se que aparecem as três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

Analisando...
Uma mulher negra, de 27 anos, tem cinco filhos, três meninos e duas meninas. Ocorre que três crianças são albinas. Exames comprovaram que o albinismo é do tipo óculo-cutâneo de herança autossômica recessiva (Tipo 1 –deficiência de tirosinase). Os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1.

Vejamos duas combinações dos alelos que poderiam estar presentes nos gametas resultantes da meiose das células somáticas representadas (a e b), considerando ausência de crossing-over:

1ª. combinação (a): AB, Ab, aB e ab (segregação independente).
2ª. combinação (b): Ab e aB (linkage sem permutação).

Informando....
O aconselhamento genético atende, em geral, casais preocupados com a possibilidade de gerar descendentes com problemas de origem genética, entre eles, casais consanguíneos e casais normais em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas. A terapia gênica consiste em modificar o material genético de células de um indivíduo, introduzindo nelas um gene normal que lhes dá a capacidade de sintetizar uma substância que não produziam. Essa introdução é feita com um vetor (geralmente um vírus) capaz de inserir o gene nas células. Na terapia gênica não são introduzidos genes anormais e/ou recombinantes (formado pela reunião de dois pedaços de DNA obtidos de fontes diferentes). A expressão “DNA Fingerprint” refere-se a uma técnica de separação de segmentos de DNA que permite a identificação genética dos indivíduos. Não está relacionada com a análise das impressões digitais.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Turma 300 - Orientações de estudo AV2 de 23 a 27 de novembro

Turma 200 - Orientações de estudo AV2 de 23 a 27 de novembro

Turma - 100 - Orientação de Estudo AV2 - 23 A 27 de novembro

PROGRAMA AVALIATIVO DO 3º TRIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO Senhores Pais e/ou Responsáveis, • Na perda de alguma avaliação prevista, o responsável deve comparecer imediatamente à secretaria para justificar com apresentação do atestado médico. • Data e conteúdos da avaliação final em destaque. 1ª Ano -2015 Componente Curricular: Matemática Docente: Jhouder AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 14/10 Função exponencial/ Logaritmo e Função Logaritmo Progressão Geométrica Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 27/11 Função exponencial/ Logaritmo e Função Logaritmo Progressão Geométrica Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Língua Portuguesa Docente: Christiane AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 15/10 Interpretação/Textual/Pronome/Relativo/Indefinido/Interrogativo/Termos anafóricos/catáforicos Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 23/11 -Interpretação Textual/Verbo (formas verbais- estrutura verbal)/ Vozes do Verbo; Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Geografia Docente: Marlenilton AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 15/10 - Indicadores demográficos - Desnutrição e obesidade – Teorias demográficas Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 27/11 Estrutura Demográfica - Indicadores demográficos - Desnutrição e obesidade – Pirâmide etária – Controle de natalidade. Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: História Docente: Conceição AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 14/10 Expansão marítima e absolutismo Renascimento e Reforma Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 25/11 África Atlântica/Povos da América Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Língua Inglesa Docente: Cristina Sjlender AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 16/10 Futuro/Modal verb/Reading comprehension Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 26/11 Modal Verbs/Simple Past/Adjectives comparison Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10