segunda-feira, 9 de maio de 2016


Revisão AV3 – 1º. Trimestre -  Biologia – turma 300 - 2016
Profa. Dra. Grace de Lourdes Cardoso
Dica 1:
No Reino Plantae os organismos são classificados em dois grandes grupos de acordo com a localização dos órgãos reprodutivos, que podem estar visíveis (plantas fanerógamas = angiospermas) ou localizados no interior de cavidades (plantas criptógamas = briófitas).
Dica 2:
Pteridófitas - Encontradas principalmente em ambientes úmidos e sombreados, parecem ter evoluído de algas verdes pluricelulares e necessitam da água para fecundação, mas estão bem adaptadas ao ambiente terrestre. Representam as primeiras plantas vasculares.
Dica 3:
Briófitas:
Fase esporofítica cresce sobre a planta haplóide.
Essas plantas são altamente dependentes da água para que ocorra a fecundação.
O gametófito é a fase mais desenvolvida e dominante do ciclo de vida das briófitas


Ciclo reprodutivo simplificado das briófitas
Essas plantas são altamente dependentes da água para que ocorra a fecundação.
O gametófito é a fase mais desenvolvida e dominante do ciclo de vida das briófitas. 

O pinheiro-do-paraná (gimnosperma) não produz flores verdadeiras. Suas estruturas reprodutivas são denominas de estróbilos ou cones. Os estróbilos não possuem sépalas e pétalas como ocorre com as flores das angiospermas.
As briófitas não possuem raízes e a absorção de água do meio ocorre através da superfície do corpo do gametófito.
As briófitas têm estruturas adequadas para evitar a transpiração intensa.

Dica 4:
As pteridófitas realizam a sua dispersão através de esporos. Enquanto que as gimnospermas fazem isso através de sementes.
O ciclo reprodutivo de pteridófitas  é caracterizado pela alternância de gerações
A fase que corresponde à planta adulta é conhecida como esporófito.
Soros são estruturas localizadas na parte inferior das folhas, onde são produzidos os esporos.
O gametófito é representado por uma estrutura hermafrodita denominada prótalo.

Dica 5:


1 representa as algas,
2 são as briófitas;
3 são as pteridófitas;
4 são as gimnospermas;
5 as angiospermas
Dica 6:
A maior distribuição das briófitas em florestas densas se deve à maior umidade e sombreamento favorecendo a reprodução e a sobrevivência (captação de água e nutrientes, proteção contra a transpiração)
 Dica7:
O grupo de plantas com maior diversidade é o das Angiospermas. 
Isso é atribuído a:
q  Presença de frutos.
Os frutos, além de protegerem as sementes, facilitam a sua dispersão.

q  Presença de flores verdadeiras / Flores periantadas.
Flores com atrativos (pétalas coloridas, aromas, néctar) favorecem a polinização por animais.

Dica 8:
As samambaias produzem anterozóides (gametas masculinos), células flageladas, livre-natantes, que necessitam de meio líquido para encontrar as oosferas (gametas femininos). Nos pinheiros, o encontro das células (gametas) masculina e feminina é facilitado pela presença do tubo polínico.
Dica 9:
No ciclo de vida das gimnospermas são formados dois tipos de esporos: os micrósporos e os megásporos. Estas plantas apresentam o fenômeno da heterosporia
Dica 10;
Ciprestes e sequóias exemplos de Gimnospermas.
 As gimnospermas produzem flores femininas sem ovários onde se formam os óvulos. Os óvulos fecundados formam sementes que não são envolvidas por frutos.
Dica 11:
Uma das tendências evolutivas no reino vegetal foi a redução progressiva da fase haplóide, o gametófito. 
Gametófito é a estrutura que produz o gameta. Portanto o gametófito masculino é o tubo polínico (local de formação do gameta masculino - núcleo espermático) e o gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal (local de formação da oosfera).
Dica 12:


A seta um indica o gametófito masculino. A seta quatro indica o gametófito feminino
Dica 13:
O pau-brasil é uma dicotiledônea que possui como característica à caule com crescimento em espessura devido à existência do câmbio.

Dica 14:
Nos últimos anos, o declínio mundial no número de polinizadores gerou grandes manchetes na agricultura. O colapso das populações de abelhas, que ainda não foi compreendido de maneira completa, atraiu mais atenção, mas existiam, também, de maneira mais ampla, indícios de declínio entre os demais polinizadores.
Essa notícia, de fato, deve gerar preocupação na agricultura, pois os polinizadores são os principais responsáveis pela reprodução das angiospermas, que, por sua vez, são as maiores responsáveis pela produção de alimentos.
Dica 15:
À medida que os dias de verão se aproximam, praças e parques reforçam seu papel de oásis urbanos. Basta visitar um desses locais, com árvores frondosas para constatar a sensação de bem-estar. E isso não é devido à sombra das árvores, mas sim ao aumento da umidade do ar: uma árvore chega a perder mais de 100 litros de água por dia! Esses resultados foram descritos por Loyde Abreu, da Unicamp, que estudou várias árvores como jacarandás e ipês. A respeito às características das árvores estudadas, pode-se afirmar que são plantas  traqueófitas, com flores e frutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário