segunda-feira, 16 de novembro de 2015

REVISÃO AV2 TERCEIRO TRIMESTRE- TURMA 100 - BIOLOGIA


Revisão AV2 3o. trimestre  – Bio – turma 100
Profa. Grace de Lourdes Cardoso

 A ausência da Enzima 1 resulta em um aumento da concentração de tirosina.
 Casamentos entre indivíduos albinos podem gerar descendentes com melanina.
 Diferentes genótipos podem dar origem ao albinismo.

Analisando uma situação
Nos cães labradores, apenas dois genes autossômicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produção do pigmento da cor preta é determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. o gene E também interfere na cor do animal, já que controla a deposição de pigmento na pelagem. A cor dourada é determinada pelo genótipo ee.  Uma fêmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporção. Quando essa mesma fêmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes, sendo um chocolate, três pretos e quatro dourados.

Qual o genótipo da fêmea mãe?
Trata-se de um caso de epistasia recessiva. Informações:
Dourado: ee B__ ou ee bb Preto: E_ B_ Marrom: E_ bb
Cruzamento: ? ee _ _ x ? E_ bb
Filhotes: EeBb (preto) , Eebb (marrom), ee _ _
O macho enviou o gene B ao seu filhote preto, e o gene b ao filhote marrom, é, portanto,
heterozigoto. Por ser dourado é bb.
Genótipo do macho: eeBb

Conceituando
O fenômeno da interação gênica consiste no fato de: vários pares de genes não alelos influenciarem na determinação de uma mesma característica.
Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilidade óssea, a surdez congênita e a esclerótica azulada à Pleiotropia

Analisando uma situação
Um pesquisador cruzou paineiras de flores pink com paineiras de flores brancas. Os descendentes (F1) foram cruzados entre si, produzindo sempre as seguintes frequências fenotípicas na geração F2:


Herança quantitativa. Toda vez que vemos um gráfico, onde os fenótipos extremos aparecem em menor número do que os fenótipos intermediários, temos uma distribuição padrão, típica de herança quantitativa.


Estudo de caso
Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene “A”, letal em homozigose. Seu alelo recessivo “a” condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente
Branca = AA / Aa  à  AA é letal.
 Preta = aa
Cruzamento de casal heterozigoto: Aa x Aa
A
a
A
AA
Aa
a
Aa
aa

AA = presença do gene letal
Aa = Branca
aa = Preta
Considerando que AA morre no desenvolvimento embrionários, teremos:
2/3 de Aa = 2/3 de Branca
1/3 de aa = 1/3 de Preta

Analise de caso

 Em II, a probabilidade de recombinação gênica é maior.  Quanto maior for a distância, maior é a probabilidade de permutação.

Observando
Se os genes Z, X e Y apresentam as frequências de permutação XZ (0,34), YZ (0,13) e XY (0,21), a ordem no mapa desses genes no cromossomo é:  ZYX

Analise de caso
Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Trata-se de um caso de ausência de dominância.
As plantas de flores vermelhas têm genótipo VV, as plantas de flores brancas têm genótipo BB, já as plantas de flores cor-de-rosa apresentam genótipo VB. Assim, o cruzamento de plantas de flores cor-de-rosa entre si, gera:

 Proporção fenotípica: 25% plantas de flores vermelhas, 50% plantas de flores cor-de-rosa, 25% plantas de flores brancas.
Concluí-se que aparecem as três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

Analisando...
Uma mulher negra, de 27 anos, tem cinco filhos, três meninos e duas meninas. Ocorre que três crianças são albinas. Exames comprovaram que o albinismo é do tipo óculo-cutâneo de herança autossômica recessiva (Tipo 1 –deficiência de tirosinase). Os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1.

Vejamos duas combinações dos alelos que poderiam estar presentes nos gametas resultantes da meiose das células somáticas representadas (a e b), considerando ausência de crossing-over:

1ª. combinação (a): AB, Ab, aB e ab (segregação independente).
2ª. combinação (b): Ab e aB (linkage sem permutação).

Informando....
O aconselhamento genético atende, em geral, casais preocupados com a possibilidade de gerar descendentes com problemas de origem genética, entre eles, casais consanguíneos e casais normais em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas. A terapia gênica consiste em modificar o material genético de células de um indivíduo, introduzindo nelas um gene normal que lhes dá a capacidade de sintetizar uma substância que não produziam. Essa introdução é feita com um vetor (geralmente um vírus) capaz de inserir o gene nas células. Na terapia gênica não são introduzidos genes anormais e/ou recombinantes (formado pela reunião de dois pedaços de DNA obtidos de fontes diferentes). A expressão “DNA Fingerprint” refere-se a uma técnica de separação de segmentos de DNA que permite a identificação genética dos indivíduos. Não está relacionada com a análise das impressões digitais.


Um comentário:

  1. Muito obrigada pela revisão , acho que entendi melhor depois de ler bastante !
    By: Isabel :*

    ResponderExcluir