segunda-feira, 16 de novembro de 2015

REVISÃO AV2 TURMA 200 - BIOLOGIA - TERCEIRO TRIMESTRE

REVISÃO AV2 TURMA 200 – BIOLOGIA – 3º. TRIMESTRE
PROFA. GRACE DE LOURDES CARDOSO
Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de carboidrato; no estômago inicia-se a digestão de proteínas; no duodeno ocorreu digestão das proteínas; carboidratos e lipídios.

A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.
As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.



Classe A - enzima: amilase salivar (ptialina) ou amilase pancreática (amilopsina); produto: maltose.
Classe B - enzima: tripsina, quimotripsina ou peptidases; produtos: peptídios e aminoácidos.
Classe C - enzima: lactase; produtos: glicose e galactose.
Classe D - enzima: lipase pancreática; produtos: di e monoacil gliceróis, ácidos graxos e glicerol.



O conteúdo estomacal é muito ácido e, assim, pode haver formação de feridas na mucosa duodenal pela ação do suco gástrico, rico em HCl.
O conteúdo duodenal tem caráter básico, devido à presença de bicarbonato presente no suco pancreático que é lançado no duodeno.
A chegada do bolo alimentar ao estômago estimula a secreção de gastrina, hormônio produzido pela parede estomacal. Esse hormônio estimula a secreção de HCl pelo estômago, além de aumentar a motilidade gástrica.
A chegada de HCl ao intestino delgado o estimula a secretar o hormônio secretina, o qual estimula a secreção do suco pancreático, contendo bicarbonato. Além disso, inibe a motilidade estomacal.
A chegada de gorduras e peptonas no intestino delgado o estimula a produzir pancreozimina (colecistocinina). Esse hormônio estimula a liberação de enzimas pancreáticas e, também, estimula a liberação de bile pela vesícula biliar.
A presença de gorduras no duodeno também estimula a produção de enterogastronas pelo intestino delgado, hormônio que inibe a motilidade gástrica.

A lactose presente no leite é convertida em galactose e glicose pela ação da enzima lactase, presente no suco entérico. Dessa maneira, ao ser digerida, a lactose aumenta a glicemia de um paciente diabético

O jejuno e o íleo são as porções do intestino delgado onde a maioria dos nutrientes é absorvida para a corrente sanguínea, através das vilosidades intestinais, que aumentam a superfície de absorção e facilitam esse trabalho.
No intestino grosso vivem bactérias simbiontes, formando a flora intestinal. Essas bactérias produzem vitamina K e B12 e não causam doenças no ser humano se mantidas em número equilibrado.

O infarto agudo do miocárdio consiste no entupimento de uma das artérias que irrigam o coração, causando a morte de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. Altas taxas de colesterol podem obstruir e facilitar o entupimento de artérias coronarianas

Em caso de infarto, as células deixam de receber O2 e, consequentemente, não realizam a respiração aeróbica, que tem como subproduto, o CO2.

Modelo simplificado de nosso sistema respiratório

Separadas pelo palato ("céu da boca"), as fossas nasais e a boca servem de entrada para o ar inspirado.
A traqueia é um tubo formado por anéis ósteocartilaginosos que lhe dão rigidez e boa sustentação.
A hematose ocorre nos alvéolos, com a troca do oxigênio atmosférico pelo gás carbônico sanguíneo.
 Pessoas portadoras de fenda palatina produzem sons anasalados pois, quando falam, o ar sai tanto pela boca como pelo nariz.

Analisando ....
Um indivíduo apresenta elevado risco cardíaco por ser diagnosticado com placa ateroesclerótica em um ramo da artéria coronária esquerda. O indivíduo deverá seguir uma dieta rígida com menor ingestão de gordura e controle de açúcar, aumentar a atividade aeróbica de exercícios e caso o quadro seja grave, ele poderá realizar o desbloqueio do vaso por meio de uma ponte de safena.

O stent é um artefato parecido com uma "mola", onde o cirurgião introduz no vaso por meio de um cateterismo. Esse dispositivo abre fisicamente o vaso e permite maior fluxo de sangue pelo mesmo.

Se considerarmos o fato de que apenas artérias transportam sangue oxigenado, a artéria pulmonar deveria mudar de denominação, pois ela leva sangue rico em gás carbônico para os pulmões. Isso também se aplica às veias pulmonares que levam sangue oxigenado do pulmão até o coração.

Sobre componentes do sangue
O plasma sanguíneo é responsável pelo transporte de nutrientes dos intestinos, onde são absorvidos, para os demais tecidos, bem como, pelo transporte de hormônios das glândulas que os produzem para os locais onde vão atuar.
Os eritrócitos são as células predominantes no sangue e sua função consiste em transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e dióxido de Carbono no sentido inverso.
A leucocitose corresponde ao aumento do número de glóbulos brancos no sangue

A uréia à  Resíduo nitrogenado tóxico mais solúvel que o ácido úrico, resultante do metabolismo de proteínas.
 Há uma desordem hormonal chamada diabetes insipidus, que é causada por uma falha na produção do hormônio anti-diurético (ADH). As consequências dessa desordem e o aumento na produção de urina e diminuição do volume dos fluidos corporais.

O sal ingerido em excesso leva a um equilíbrio osmótico nos néfrons, o que provoca desidratação.

Os néfrons humanos são responsáveis pela eliminação de excretas nitrogenados e pela manutenção do equilíbrio osmótico do corpo. O aumento de sudorese (produção de suor) provoca a diminuição do volume de urina produzido.

Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool inibe a produção do hormônio ADH.



Nenhum comentário:

Postar um comentário