domingo, 26 de julho de 2015

Revisão turma 300 AV1 2º trimestre – BIOLOGIA

# A clonagem de plantas, a partir de culturas adequadas in vitro de células vegetais, já é executada com certa facilidade, permitindo a produção de grande número de plantas geneticamente idênticas, a partir de células somáticas de um só indivíduo original.
O tipo de tecido vegetal que está em permanente condição de originar os demais tecido é o meristemático.
As células deste tecido são indiferenciadas, estando em contínuas mitoses e podendo diferenciar-se nos demais tecidos vegetais.

# Nas angiospermas o crescimento em altura ocorre através do meristema primário localizado nas pontas das plantas.

# As plantas, de uma maneira geral, têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite.

# Quanto mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos.Esse mecanismo depende do grau de turgor (turgescência) das células estomáticas.

# etileno e auxina.
Hormônios que estimulam o amadurecimento de frutos e o crescimento de caules e raízes.
Etileno à Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento dos frutos.
Citocinina à Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais
àcido abscisico à Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
Auxina à Alongamento de caule e estimulo á formação de raízes
Giberelina à Estimulo à germinação de sementes

# O fechamento dos folíolos é um exemplo de nastismo, ou seja, movimento não orientado, independente da direção do estímulo.
O toque na planta desencadeia um impulso elétrico, que provoca a saída de íons potássio das células dos púlvinos, as quais perdem água por osmose.

# As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.

# A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências.
- A Amazônia não contribui significativamente para a redução nos níveis de CO2 do planeta por se tratar de uma comunidade clímax, não havendo aumento ou perda de sua biomassa.
- As taxas de fotossíntese e respiração são aproximadamente equivalentes no ecossistema amazônico não manipulado pelo homem.
- Com manejo sustentável, a utilização da madeira na construção de móveis poderia contribuir para reduzir os níveis de CO2 na atmosfera.
- O desmatamento e a utilização de áreas desmatadas para a agricultura e a pecuária poderiam contribuir para o aquecimento global.

# No interior de uma célula vegetal, a quebra de moléculas de água que se dá na etapa fotoquímica do processo de fotossíntese fornece íons hidrogênio, elétrons e oxigênio os íons hidrogênio e os elétrons são utilizados na atividade dos cloroplastos e o oxigênio na atividade das mitocôndrias.

# O fechamento dos estômatos, diminui a perda de água.  
O transporte de seiva bruta é prejudicado.
A entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.

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Grupo das angiospermas àas únicas plantas que formam frutos.
Além da presença de fruto, ocorre a dupla fecundação (uma para formar o embrião diplóide e outra para formar o endosperma triplóide) e endosperma triplóide

# Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen.
Vento (anemofilia), insetos (entomofilia) e pássaros (ornitofilia). à meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores.

# Após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.
 O grão de pólen alcança o estigma da flor e forma o tubo polínico. O qual cresce até alcançar o óvulo vegetal. O tubo polínico penetra pela micrópila (abertura) do óvulo e lança os seus dois gametas, denominados de núcleo espermático ou gamético. O primeiro núcleo espermático ou gamético fecunda a oosfera dando origem ao embrião (2n), enquanto o segundo núcleo espermático ou gamético se funde aos dois núcleos polares dando origem ao endosperma (3n) ou albume.

# Em alguns casos de polinização nas angiospermas, o transporte é feito pelo vento e, em outros, por animais polinizadores que visitam sistematicamente as flores.
A produção é maior no caso da polinização pelo vento. O desperdício de grãos de pólen é maior. Pois os grãos de pólen são espalhados ao acaso, caindo tanto em flores da mesma espécie quantos em flores de outras espécies.

# As flores atrativas constituem uma adaptação para a polinização por animais e os frutos comestíveis, saborosos, atraem animais que promovem a dispersão das sementes.
# Aumento da variabilidade genética graças à polinização cruzada. A disseminação de sementes permite a exploração de novos ambientes. 


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