domingo, 26 de julho de 2015

Revisão turma 200 - AV1- 2º trimestre – BIOLOGIA

# Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma. Não só a sua forma que muda, mas também a sua alimentação e habitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase.
 Se para o criador, essas mudanças são um problema para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.

# Para alguns cientistas, os artrópodes teriam surgido a partir dos anelídeos. Os peripatos (Peripatus sp) seriam os representantes atuais dos possíveis ancestrais dos artrópodes, uma vez que reúnem características dos anelídeos e dos artrópodes. Os peripatos apresentam corpo vermiforme, são dotados de traquéias, possuem nefrídeos, têm circulação aberta e cutícula de quitina.
Diferenciando:
Anelídeos: corpo vermiforme e possuem nefrídeos; artrópodes: possuem traquéias, têm circulação aberta e cutícula de quitina.

# Em sua grande maioria, os caranguejos apresentam respiração
A respiração é branquial, e a morfologia das brânquias é bastante diversificada, de acordo com a espécie. Geralmente, permanece dentro da carapaça do cefalotórax. Alguns crustáceos são capazes de manter a câmara branquial úmida, o que possibilita a sua permanência fora d"água por certos períodos, como fazem os siris e os caranguejos.

#


Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como, apêndices locomotores e segmentação do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. O nereis é um anelídeo, a centopéia é um artrópode, mas apenas a centopéia apresenta exoesqueleto.

# A carapaça de quitina dos insetos é relacionada à sua função protetora. Nesses animais, a quitina também se encontra diretamente relacionada às funções de sustentação e respiração.


# ASCARIDIASE
Medidas eficientes contra ascariadiase
Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
Ferva e filtre a água antes de tomá-la.
Impedem a ingestão de ovos do verme, que podem estar presentes em água e alimentos contaminados, meio de transmissão da doença.
Ande sempre calçado.
Pois as larvas penetram ativamente na pele, principalmente através dos pés, sendo logo uma medida eficaz para combater o amarelão andar sempre calçado.

#


Protostômios: platelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes.
Deuterostômios: equinodermos e cordados.
Cnidários (A), platelmintos(J), anelídeos(C), moluscos(E), artrópodes(D), equinodermos(F) e cordados(I).
A características mais importantes que diferencia os protostômios triblásticos dos deuterostômios é o destino do blastóporo. Nos protostômios o blastóporo origina a boca enquanto que nos deuterostômios, origina o ânus.

# Equinodermos,
Possuem um sistema hidrovascular que fixa o animal ao substrato e auxiliam sua locomoção, assim como a captura de alimento.
Possuem sistema digestório completo, com raras exceções.
São celomados, sendo que o líquido que preenche este espaço auxilia nos transportes de substâncias no corpo do animal.
As pedicelárias, estruturas exclusivas dos equinodermos Auxiliam na remoção de resíduos da superfície corporal.

# Com relação à reprodução dos equinodermos
São em geral dioicos com fecundação externa.
A larva possui simetria bilateral e é móvel, ajudando na dispersão do animal pelo ambiente.

# estrela-do-mar, da classe Asteroidea.
Dentre esses animais se destacam organismos que são exclusivamente marinhos, apresentam cinco apêndices originados de um disco central (sem nítida separação) e possuem pés ambulacrários.

# Peixes
A bexiga natatória é a estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea
Outra função dessa estrutura é atuar como órgão com função hidrostática (equilíbrio na água).

# Ciclostomados (Agnatas). Ex: lampréias e feiticeiras ou peixes-bruxa. 
É o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes
# Vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes
Facilitou a vida livre já que os agnatas são parasitas, Os peixes com mandíbula (gnatostomados) podem abocanhar suas presas e, como predadores, apresentam maiores chances de sobrevivência no ambiente aquático, além de proporcionar melhor chance de defesa.

# Chondrichthyes - possuem um fígado oleoso e são desprovidos de bexiga natatória.
# Osteichthyes - possuem opérculo protegendo as brânquias.
# Chondrichthyes - são dotados de ampolas-de-lorenzini, um tipo de célula sensorial que detecta o potencial elétrico das células das presas.

# Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda.
Salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília)
As cecílias, também chamadas de cobras-cegas, são facilmente confundidas com serpentes por observadores menos atentos, por também apresentarem corpo cilíndrico e desprovido de patas. Entretanto, uma análise mais cuidadosa pode diferenciar facilmente esses animais, pois as cecílias são anfíbios ápodos.
Características apresentadas exclusivamente pelas cecílias, pele rica em glândulas secretoras de muco e respiração cutânea.

# Sobre a evolução dos anfíbios
A presença de uma língua musculosa, rápida, pegajosa e protrátil, possibilitou a captura de presas, facilitando a sobrevivência desses animais no ambiente terrestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário