segunda-feira, 30 de março de 2015



Ola turma 200! Vamos estudar?
Segue a síntese da Revisão para o AV1 - 1o. trimestre - BIOLOGIA

Reprodução assexuada,
Pode ser desfavorável se ocorrerem mudanças ambientais bruscas;
Em alguns casos é de grande utilidade na agricultura.
É bom saber também:
Existe reprodução assexuada entre os animais, tais como gemiparidade, gemulação e esporulação.
A cissiparidade é uma forma assexuada de reprodução de organismos unicelulares e não de pluricelulares. Além disso, não há organismos procariontes pluricelulares.
A reprodução assexuada forma indivíduos geneticamente iguais e se caso ocorrer uma mudança brutal no meio ambiente, vindo a morrer um deles, todos correm o risco de desaparecer, pois são geneticamente iguais.
Na enxertia não existe cruzamento. Enxertia, alporquia, mergulhia e estaquia são formas assexuadas de reprodução dos vegetais inventadas pelo homem.
Caso você tenha uma determinada espécie vegetal que tenha algumas características genéticas benéficas, tais como genes para a resistência de uma determinada doença e alta produtividade, para que todos os descendentes tenham essas características é melhor realizar reprodução assexuada. Pois a reprodução assexuada forma indivíduos geneticamente iguais.
#
Animais monóicos são hermafroditas, ou seja, possuem testículos e ovários no mesmo organismo. Desenvolvimento indireto significa que os animais formam larvas durante o seu desenvolvimento. Vida livre, nesse caso significa que não dependem de outro organismo para sobreviver (não são parasitas). Animais sésseis significam fixos no solo. Os corais e as esponjas são animais que vivem fixos no solo.
#
Células tronco

-As células-tronco (ou primitivas) podem sofrer diferenciação, apresentando a capacidade de transformar-se em todo tipo celular, já que trazem dentro de si os comandos genéticos necessários para esta especialização.
-Mesmo após o desenvolvimento embrionário concluído, algumas células do corpo continuam como células-tronco, incrustadas em diversas regiões do organismo.
#

Com relação aos anexos embrionários de aves e mamíferos
- O saco vitelino é bem desenvolvido nas aves, mas perde sua funcionalidade nos mamíferos, onde é bastante reduzido.
- A placenta é um anexo embrionário exclusivo dos mamíferos.

- Tanto nas aves, como nos mamíferos, o âmnio e o líquido amniótico desempenham a função de proteger o embrião contra choque mecânicos e dessecação.
#

A blástula dos mamíferos é o blastocisto. Onde encontramos as células do embrioblasto - consideradas células-tronco, pois vão diferenciar-se nas células do organismo.
#
A imagem a seguir mostra um embrião humano na fase de blastocisto:



As poucas células que formam o blastocisto se originam da segmentação do zigoto e podem gerar um ser humano, que possui cerca de 200 tipos diferentes de células em seu corpo. O que explica essa diferenciação está no fato de que há fatores de diferenciação que induzem mudanças na maneira que o patrimônio genético celular ira se expressar fenotipicamente. O fenótipo resulta da interação do genótipo com fatores ambientais – os fatores de diferenciação ficariam incluídos entre os fatores ambientais, considerando o ambiente das células. Substâncias presentes no citoplasma de duas células podem estar em concentrações diferentes, determinando destinos diversos para cada uma delas.
#

Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas clivagens e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. A "pílula do dia seguinte" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero.
#

Sobre nomenclatura binominal
O ambiente onde os animais vivem não foi o critério usado por Lineu para propor a nomenclatura binomial. A nomenclatura binomial foi proposta porque é mais fácil identificar um organismo através de dois nomes do que apenas um.
#

Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que devemos escrever em primeiro lugar o gênero, depois a espécie.
#

Sabe-se que os fungos possuem algumas características típicas do Reino Animal..
- Assim como os animais, os fungos são organismos heterótrofos e aclorofilados.
#

Há dois tipos de células: procarióticas e eucarióticas. Os organismos procariontes, como bactérias e cianobactérias, possuem células do tipo procarióticas. Essas células caracterizam-se pela ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas. Os organismos eucariontes possuem células do tipo eucarióticas, caracterizadas pela presença de membrana nuclear e organelas membranosas como R.E, mitocôndrias, aparelho de Golgi, etc. 

#
Além dos reinos Animalia e Plantae existem outros três reinos: o reino Monera (bactérias e cianobactérias), o reino Protista (protozoários e algas) e o reino Fungi (fungos).

Critérios foram utilizados para separar a árvore filogenética em dois ramos no ponto indicado pela seta

Evolução do blastóporo. Os animais à esquerda são todos protostômios como moluscos (caracol), anelídeos (minhoca), artrópodes (siri e outros). Nestes, o blastóporo origina a boca. Os animais à direita são deuterostômios (equinodermos e cordados), nos quais o blastóporo do embrião origina o ânus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário