quinta-feira, 12 de novembro de 2015
PROGRAMA AVALIATIVO DO 3º TRIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO Senhores Pais e/ou Responsáveis, • Na perda de alguma avaliação prevista, o responsável deve comparecer imediatamente à secretaria para justificar com apresentação do atestado médico. • Data e conteúdos da avaliação final em destaque. 1ª Ano -2015 Componente Curricular: Matemática Docente: Jhouder AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 14/10 Função exponencial/ Logaritmo e Função Logaritmo Progressão Geométrica Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 27/11 Função exponencial/ Logaritmo e Função Logaritmo Progressão Geométrica Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Língua Portuguesa Docente: Christiane AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 15/10 Interpretação/Textual/Pronome/Relativo/Indefinido/Interrogativo/Termos anafóricos/catáforicos Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 23/11 -Interpretação Textual/Verbo (formas verbais- estrutura verbal)/ Vozes do Verbo; Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Geografia Docente: Marlenilton AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 15/10 - Indicadores demográficos - Desnutrição e obesidade – Teorias demográficas Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 27/11 Estrutura Demográfica - Indicadores demográficos - Desnutrição e obesidade – Pirâmide etária – Controle de natalidade. Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Trimestre Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: História Docente: Conceição AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 14/10 Expansão marítima e absolutismo Renascimento e Reforma Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 25/11 África Atlântica/Povos da América Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 19/11 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10 Componente Curricular: Língua Inglesa Docente: Cristina Sjlender AV Data Conteúdo Instrumento Valor Nota AV1 16/10 Futuro/Modal verb/Reading comprehension Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV2 26/11 Modal Verbs/Simple Past/Adjectives comparison Avaliação parcial escrita individual 0-10 AV3 Av. trimestral Mostra Africana 0-10 AV4 Hábitos e Atitudes positivas para o estudo AVC: = 3.0; interação social = 0,5; pontualidade e assiduidade = 0,5; tarefa entregue no prazo = 3.0 atividades e projetos portal Educacional = 3.0 0-10
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Africanidade - Turma 200
Olá queridos, segue as imagens para realização do trabalho referente a nota da Av3.
Bonecas Africanas pequenas
Thaná Najar
Luis Felipe
Sandy
Tharyne
Delyane
Edcleia
Rebeca
Gisele
Caio
Lucas
Yuri
Matheus
Material necessário
Massa de biscuit cor: marrom ou preto
Garrafa de vidro
Bola de isopor tamanho 30
Tecidos com estampas africanas
Cola quente
Segue o link para ajudá-los: https://www.youtube.com/watch?v=O9Aa1H-uP8A
https://www.youtube.com/watch?v=ZdayXaYYIY0&feature=iv&src_vid=O9Aa1H-uP8A&annotation_id=annotation_3015414527
Bonecas grandes
Grupo 1
Clarissa
Isadora
Alicia
Gabriel Assunção
Estevão
Grupo 2
Adria
Jéssica
Thayná
Leonardo
Breno
Grupo 3
Karla
Isabelly
Rafaela
Kelly
Material necessário:
Arame galvanizado
Alicate
Base de madeira
Pregos
Tecidos com estampa africana
Jornal
Tecido preto
https://www.youtube.com/watch?v=nB4fUuG4wC8
Personalidades
Anna Carolina
Ana Carolina
Alice
Beatriz
Iana
Cássio
Danilo
Henrique
Kaio
Pedro
Roque
Algumas biografias de personalidade negras.
http://vistaminhapele.blogspot.com.br/2013/07/personalidades-negras.html
Africanidade - Turma 100
Olá queridos, segue as imagens para realização do trabalho referente a nota da Av3.
Mulheres Africanas
Sarah Lea
Layssa
Sabrina
Thais Najar
Thais Brandão, Manuela Barra e João Marinho
Vitor Giovanni
Lucas Bernardo
Lucas Henrique, Rebeca e Paulo
João Grangeiro
Marcelo
Matheus
Liandra
Estampas Africanas
Denise
Larissa
Gabrielly
Jeane
Isabel
Mauro
Nelson
Amanda Carvalho
João Alves
Maxwell
Nayra
Rafael
Renato
Ygor
Máscaras Africanas
Ana Yasmin
Melaine
Mayara
Clara
Danilo
Igor, Beatriz, Nivea e João Gabriel
Tyffany, Leylane, Amanda Garcia e Hellida
Isabella, Kethele e Victórya
Lembrem-se:
Telas no tamanho 30x30 ou 30x40
Tinta de acrílica, artesanato ou tecido
Pincel de cerdas - tamanho 06, 10, 16
Godê (opcional)
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
REVISÃO BIOLOGIA - TURMA 300 - AV1 TERCEIRO TRIMESTRE
REVISANDO BIOLOGIA TURMA 300 – AV1 TERCEIRO TRIMESTRE
PROFA. DRA. GRACE DE LOURDES CARDOSO
No Brasil, em termos do impacto
das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de
gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte poluidora,
colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu
potencial de oferta.
O fenômeno conhecido como imposex
caracteriza-se pelo surgimento anormal de caracteres sexuais masculinos, como
pênis e vaso deferente, em fêmeas de moluscos gastrópodes. Esse fenômeno é
provocado pela contaminação da água do mar por compostos orgânicos de estanho,
como o tributilestanho (TBT), oriundo das tintas de ação anti-incrustante
utilizadas em muitas embarcações.
O imposex é uma síndrome que pode
levar à esterilização e morte dos animais afetados, pois as fêmeas que
desenvolvem caracteres masculinos ficam impossibilitadas de se reproduzir,
levando a população ao declínio e provável extinção local. A introdução de
fêmeas normais no local contaminado não seria uma medida eficaz para o controle
da população, uma vez que a contaminação permaneceria existindo, e a população
normal continuaria sendo afetada.
Os organismos do plâncton —
fitoplâncton e zooplâncton — constituem os primeiros elos das teias alimentares
aquáticas; seu desaparecimento afeta todas as comunidades aquáticas e
terrestres deles dependentes, tanto em termos de matéria orgânica quanto de
disponibilidade de oxigênio.
O monóxido de carbono liga-se à
hemoglobina de maneira estável, dificultando o transporte de gases
respiratórios.
Os metais pesados têm efeito
cumulativo nas cadeias alimentares, ou seja, sua concentração aumenta
gradativamente, tornando-se máxima nos últimos níveis tróficos, podendo levar à
morte dos seus componentes por envenenamento. Isso altera a composição das
teias alimentares e, assim, modifica os equilíbrios ambientais existentes.
A chuva ácida ocorre quando o
óxido de nitrogênio e de enxofre reage com o hidrogênio na forma de vapor,
formando o ácido nítrico ou sulfúrico, respectivamente, o que provoca a
acidificação da água, lixiviação de íons alumínio do solo e alterações
fisiológicas nas brânquias dos peixes, prejudicando a captação
de O2 e, possivelmente, sua morte.
Altas concentrações de ozônio
(O3) em áreas urbanas poder estar relacionadas com o aparecimento do câncer de
pulmão, segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São
Paulo.
A expressão “desenvolvimento
sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da
natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na
sociedade. Esse termo designa, especificadamente A manutenção do
desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos
recursos naturais para as gerações futuras.
O índice que
mede a relação entre o consumo da população e a capacidade de renovação e
disponibilidade dos recursos naturais é chamado de “pegada
ecológica”.
Segundo a
teoria de Lamarck, processos adaptativos dos seres vivos ocorreriam segundo a
lei do uso e desuso, ou seja, o que não é usado desaparece e o que é usado se
desenvolve e é transmitido a futuras gerações. Já para o neodarwinismo,
mutações ao acaso nos genes de um ser vivo seriam passadas aos descendentes
permitindo melhor adaptação às mudanças ambientais, como resultado do mecanismo
de seleção natural.
– A teoria
sintética da evolução associa as ideias darwinistas aos fundamentos da
genética.
– A teoria
darwinista é baseada na seleção natural e não afirmaria que os seres se adaptam
ao meio.
– Os
neodarwinistas são cientistas que adotam a teoria sintética da evolução, e essa
associa as ideias darwinistas aos fundamentos da genética.
– Lamarck
apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam
passíveis de serem transmitidos às futuras gerações... errou!
– Especiação
se refere aos processos que desencadeiam a formação de novas espécies.
Na visão
tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a
sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se
alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais
descendentes.
De acordo com
a teoria de Lamarck, o comprimento do pescoço da girafa é resultado da procura
constante de alimentos nas copas das árvores. A lei do uso e desuso, por ele
elaborada, afirmava que certos órgãos corporais se desenvolvem se são intensamente
utilizados, ou se atrofiam se são pouco utilizados. Estes caracteres seriam
transmitidos para os descendentes (lei da transmissão dos caracteres
adquiridos).
Darwin
explicaria o aumento do pescoço da girafa afirmando que indivíduos mais
adaptados às condições ambientais, isto é, girafas com pescoço grande, ou mais
altas, que alcançam alimento mais facilmente, seriam selecionadas (seleção
natural) e deixariam descendentes. Assim, a frequência das características
responsáveis por essa melhor adaptação aumenta com o tempo.
REVISÃO BIOLOGIA - TURMA 200 - AV1 TERCEIRO TRIMESTRE
REVISANDO BIOLOGIA TURMA 200 – AV1 TERCEIRO TRIMESTRE
PROFA. DRA. GRACE DE LOURDES CARDOSO
Falando de hormônios
A ocitocina é liberada pela
neuro-hipófise, também chamada de lobo posterior da hipófise.
A somatotrofina ou hormônio do
crescimento é secretado pela adeno-hipófise e tem a função de promover o
crescimento das cartilagens e ossos.
A insulina é produzida pelo
pâncreas e estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a
concentração de glicose no sangue.
A adrenalina é produzida nas
suprarrenais, mas, uma vez no sangue, a adrenalina provoca taquicardia, aumento
da pressão arterial e maior excitabilidade do sistema nervoso.
O estrógeno é produzido pelas
células do folículo ovariano e determina as características secundárias da mulher,
como o desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, etc.
Diabéticos controlam a glicemia através de
injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a
práticas esportivas.
A insulina liga-se a receptores presentes na
membrana das células, permitindo que a glicose atravesse a membrana.
O glucagon tem efeito inverso ao da insulina,
aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformação do glicogênio em
glicose.
- A insulina e o hormônio receptor deste processo
- A melatonina é produzida na pineal
O nível aumentado de cortisol na
circulação, após sua administração, inibe a produção do hormônio
adrenocorticotrófico (ACTH) pelo lobo anterior da hipófise (adenoipófise), o
que promove uma diminuição do estímulo da produção do cortisol pelas glândulas
supra-renais.
A retirada progressiva do
cortisol permite um aumento também progressivo do ACTH circulante, evitando um
quadro de hipofunção do córtex supra-renal após o término do tratamento.
Relacionando o hipotireoidismo e a velocidade
de disseminação de um câncer.
Os hormônios T3 e T4 estimulam o metabolismo
celular e, portanto, podem ajudar no crescimento do tumor; talvez isso não
ocorra com o hipotireoidismo.
Os hormônios: Tri-iodotironina (T3),
tetraiodotironina (T4) ou tiroxina e calcitonina. São secretadospor um glândula
tireoide normal
A secreção dos hormônios T3 e T4 é controlada
pelo hormônio tireotrópico (TSH), produzido pela hipófise. Já a secreção de
calcitonina é controlada pela concentração de cálcio no sangue.
Para a produção de seus hormônios, a tireóide
se utiliza de um íon. O Iodo.
O Viagra prolonga os efeitos do GMPc
(guanosina monofosfato cíclico), substância química liberada no pênis, sob
estimulação nervosa, e responsável pelo relaxamento muscular e dilatação das
artérias do tecido erétil. A droga GMPc induz ao relaxamento muscular do corpo
cavernoso, causando a dilatação. Com isso, mais sangue flui para o pênis e este
aumenta de tamanho. O sangue então é "aprisionado" no corpo cavernoso
causando a ereção.
O principal hormônio produzido pelos
testículos é a testosterona, responsável pelos caracteres sexuais secundários
masculinos e pela produção de espermatozoides.
No início da puberdade a hipófise começa a
produzir as gonadotrofinas (FSH e LH) que irão estimular a produção de
testosterona e espermatozoides pelo testículo.
A testosterona tem como principais efeitos no
organismo o desenvolvimento dos órgãos genitais, a distribuição maior de pelos
no corpo, o aumento ósseo e da massa muscular e a alteração da voz.
A testosterona, hormônio produzido no
testículo, entra na circulação sangüínea (por onde vai ser distribuído a todo o
organismo) através das veias dos testículos que não são interrompidas no
procedimento de vasectomia.
Falando sobre o uso de anticoncepcional
Considerando que a pílula é composta de
pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progesterona, pode-se dizer que
uma mulher que esquece por mais de três vezes em um ciclo ovariano ela não está
protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não
regulados, não inibem a produção de FSH e LH os quais, sendo produzidos,
induzem a maturação dos folículos e a ovulação.
O ciclo
menstrual humano é controlado pelos hormônios produzidos pela hipófise e pelos ovários.
O estrogênio é produzido pelo
folículo ovariano e estimula o desenvolvimento do endométrio e das
características sexuais secundárias femininas.
As células foliculares que
restam após a ovulação formam o corpo lúteo, responsável pela produção de
progesterona, hormônio que mantém vivo e espesso o endométrio para uma possível
gravidez.
A alta taxa de progesterona e
estrogênio após a ovulação exerce efeito inibitório sobre a hipófise, que
diminui a produção de LH e FSH.
Com a redução das quantidades de
FSH e LH, o corpo lúteo degenera e deixa de produzir progesterona e estrogênio.
A queda brusca desses hormônios faz com que o endométrio se desprenda e seja
eliminado pela menstruação.
O hormônio folículo estimulante
(FSH), secretado pela hipófise, é responsável pelo desenvolvimento dos
folículos ovarianos.
O hormônio luteinizante (LH)
estimula a ovulação e formação do corpo lúteo.
O estrógeno, é responsável pela
formação inicial do endométrio uterino, pela manutenção das características
sexuais secundárias e pelo estímulo sexual.
O aumento da concentração da
progesterona, inibe a hipófise de secretar o LH, inibindo também a ovulação.
A concentração do hormônio H2, o
hormônio luteinizante ou LH, responsável pela ovulação, estará mais elevada
próximo à ovulação, que geralmente ocorre 14 dias antes da menstruação
seguinte.
O
processo da vasectomia consiste em seccionar os canais deferentes, não sendo
mais possível eliminação dos espermatozóides. Os canais deferentes conduzem os
espermatozóides do epidídimo até o canal ejaculador. A vasectomia impede que
eles sejam ejaculados.
Os
métodos contraceptivos podem atuar em etapas diversas do processo reprodutivo,
como, por exemplo, evitar o encontro dos gametas ou a produção destes e impedir
a implantação do embrião recém-formado na mucosa uterina.
O DIU
ou dispositivo intrauterino pode ser de material plástico ou metálico, em
formato de “T” e impede a nidação do embrião.
O
conceito dos procedimentos cirúrgicos está invertido. A deferentectomia
(vasectomia) é a secção dos ductos deferentes e a laqueadura é a secção das tubas
uterinas.
As
pílulas anticoncepcionais são medicamentos que normalmente possuem estrogênio e
progesterona combinados, cuja função é inibir a ovulação.
O coito
interrompido não pode ser considerado como uma barreira mecânica para evitar a
concepção, além de não ser considerado um método anticoncepcional.
A
hipófise produz dois hormônios fundamentais no ciclo menstrual: o FSH e o LH. O
FSH atua na mulher estimulando a maturação dos folículos (ovulação). Esses
produzirão o estrógeno (responsável pelos caracteres sexuais femininos) que em
sistema de retroalimentação (feedback) inibe a produção de FSH e
estimula a de LH, hormônio responsável pela formação do corpo lúteo (originado
da estrutura do folículo). O corpo lúteo passa a produzir progesterona
(hormônio que preparará o útero para a nidação). O aumento da concentração de
progesterona inibe a produção de LH (também em feedback).
A
menstruação ocorre com a baixa desses hormônios.
No
início de um ciclo menstrual a hipófise começa a aumentar a produção de FSH,
elevando sua taxa no sangue. Isso induz à produção, pelos folículos ovarianos,
de estrógenos.
Quando
a taxa de estrógeno no sangue está alta, a hipófise libera grandes quantidades
de FSH e LH, induzindo á ovulação.
Após a
ovulação, as células do folículo rompido se transformam no corpo amarelo, que
produz uma quantidade elevada de progesterona.
REVISÃO BIOLOGIA - TURMA 100 - AV1 TERCEIRO TRIMESTRE.
REVISANDO BIOLOGIA TURMA 100 – AV1 TERCEIRO TRIMESTRE
PROFA. DRA. GRACE DE LOURDES CARDOSO
FALANDO DE TIPAGEM SANGUÍNEA
Diante da seguinte situação:
CASAIS:
I – AB X AB
II – B X B
III – A X O
CRIANÇAS
I . A
II. O
III. AB
LEMBRANDO
FENÓTIPOS GENÓTIPOS
GRUPO A IAIA
OU IAi
GRUPO B IBIB
OU IBi
GRUPO AB IAIB
GRUPO 0 ii
Ao fazer o cruzamento do primeiro
casal, cujos pais são do grupo sanguíneo (AB X AB), teremos IAIB X IAIB.
Como resultado desse cruzamento: IAIA (grupo A), IBIB (grupo B)
ou IAIB (grupo AB).
Já o segundo casal, ambos do
grupo sanguíneo B, teremos: IBi X IBi. O resultado desse cruzamento
será: IBIB, IBi, IBi (todos do grupo B) e ii.
No terceiro casal, teremos o
cruzamento de uma pessoa do grupo O com outra pessoa do grupo A, sendo então: ii
X IAi. Nesse caso, o resultado desse cruzamento será: IAi, IAi
(ambos do grupo A), ii e ii (ambos do grupo O).
O enunciado revelou os tipos
sanguíneos das crianças: A, O e AB. Diante disso e dos
cruzamentos que já fizemos, podemos concluir que o casal I são pais da
criança c; o casal II são pais da criança b, pois não nos deram alternativa para
criança do tipo B; e o casal III são pais da criança A.
O é doador universal por não
apresentar aglutinogênios nas hemácias. AB é receptor universal por não possuir
aglutininas no plasma.
Sobre cromossomos XY
- Os cromossomos X e Y, responsáveis pela determinação
cromossômica do sexo da espécie humana.
Todos os homens normais receberam o cromossomo Y de seu avô
paterno, mas nem todos receberam o cromossomo X de sua avó materna.
Todas as mulheres normais receberam um cromossomo X de sua
avó paterna, mas nem todas receberam um cromossomo X de sua avó materna.
A presença do cromossomo Y no zigoto determina a formação
de testículos no embrião em desenvolvimento.
Sobre síndrome de Klinefelter
O número de cromossomos da espécie humana pode, Às vezes, apresentar
alterações. Pessoas com síndrome de Klinefelter possuem 47 cromossomos, entre
os quais, os cromossomos sexuais são representados por XXY
Os pais de um indivíduo Klinefelter têm número normal de
cromossomos nas células somáticas
A ocorrência do fenótipo mutante é resultado de um
cromossomo extra.
A fecundação de um óvulo X por um espermatozoide XY dá
origem a um indivíduo Klinefelter
Sobre daltonismo:
O daltonismo é uma deficiência visual que impede o
indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação
específica.
Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo
tem dificuldades para distinguir cores.
O daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já
tem tratamento e cura.
É mais frequente encontrarmos homens daltônicos que
mulheres daltônicas.
O homem, sendo homozigoto, é daltônico quando apresenta o
genótipo XdY. Sendo homozigota, a mulher daltônica possui genótipo XdXd.
Para ter a anomalia, a mulher precisa de dois genes e o homem apenas um.
Sobre crises hemolíticas
O número de mulheres e de homens que podem desenvolver
crises hemolíticas não é igual. pois, como o gene que causa a doença é
recessivo e ligado ao cromossomo X, o homem manifesta a doença com apenas uma
cópia herdada da mãe, enquanto a mulher precisa de apresentar 2 alelos
recessivos para manifestar a doença.
- Indivíduos hemofílicos do sexo masculino, suas células
somáticas = 44 autossomos + XY - e gaméticas = 22 autossomos + X ou Y
A hemofilia é uma doença hereditária determinada por um
gene de caráter recessivo ligado ao X.
Herança ligada ao sexo
A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é
uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais,
todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. Esta anomalia é determinada
por um gene dominante ligado ao sexo. Pois a doença se manifesta em proporções
diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com
mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso
demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos
homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são
afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do
pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença. Em virtude de as meninas
possuírem apenas um cromossomo X com o gene para a doença e serem portadoras
dela, podemos concluir que é um gene dominante.
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Av1\3ºtrimestre - Arte
Olá queridos, segue o conteúdo programático da Av1\3º trimestre.
Turma 100
Unidade 8 - O ilusionismo Barroco
Turma 200
Unidade 9 - A arte do Modernismo
Turma 300
Unidade 7 - Materiais e técnicas da Arte
Disciplina: Arte
As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail; ulbra300@gmail.com
Abraços e bom estudo.
Turma 100
Unidade 8 - O ilusionismo Barroco
Turma 200
Unidade 9 - A arte do Modernismo
Turma 300
Unidade 7 - Materiais e técnicas da Arte
Disciplina: Arte
As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail; ulbra300@gmail.com
Abraços e bom estudo.
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