quinta-feira, 7 de maio de 2015


Revisão AV2 turma 200 – 1º. Trimestre 2015
Biologia. Profa Dra. Grace de Lourdes Cardoso.
Dica 1: Celulares  especializados das esponjas e suas respectivas funções
Pinacócitos à células achatadas, pavimentosas, relacionadas com o revestimento externo.
Coanócitos à forma globosa, com um “colarinho” de expansões citoplasmáticas e um flagelo, acumulando as funções de impelir água, capturar e englobar partículas de alimentos.
Porocitos à células canaliculadas destinadas a dar passagem à água através da parede do corpo.
Arqueócitos à células ameboides não diferenciadas e capazes de formar outros tipos celulares.

Dica 2: A maioria das esponjas apresenta uma trama de estruturas minerais, muitas vezes em forma de agulha. Essas estruturas são as espículas
A esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja à processo de adesão celular.
Dica 3:
q  A agregação celular depende do reconhecimento que se estabelece entre as células e deve ser espécie- específica.
q   As esponjas apresentam reprodução sexuada e sexuada.
q   Se duas diferentes espécies de esponjas são desagregadas juntas, as células de cada espécie se reagregam isoladamente.
q  O alto grau de regeneração celular observado nas esponjas se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal.
Dica 4:

A =Simetria bilateral;
B = Boca derivada do blastóporo;
C = Presença de notocorda

Dica 5: Os cnidoblastos presentes nos tentáculos  das grandes medusas, caravelas e anêmonas-do-  mar são  responsáveis pela  captura de alimentos.
Os cnidoblastos são capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam.
Dica 6:

à Cavidade gastrovascular
 2 à Tentáculos medusa
3 à  Umbrela
4 à Tentáculos pólipos
 5 à Boca

Dica 7: platelmintos, nematódeos e anelídeos apresentam a mesma simetria.
Apresentam simetria bilateral que foi importante evolutivamente, porque permitiu aos animais explorar melhor o ambiente em virtude de movimentação ativa e direcionada possibilitada pelo posicionamento dos órgãos dos sentidos e centro nervoso na região anterior do corpo. Apresentam ainda diferenciação dorso-ventral.
Dica 8:
A sanguessuga é um anelídeo. Modo de vida parasitária = exoparasita. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.
A lombriga é um nematódeo. Modo de vida =  endoparasita
Tênia  é um platelminto. Modo de vida =  endoparasita
Dica 9:

Processo de regeneração
Na planária cada pedaço contém várias células, incluindo células indiferenciadas (do parênquima) que dão origem às novas partes.
Na Acetabularia os pedaços são partes de uma única célula.
Dica 10:
Além da reprodução sexuada por fecundação cruzada, as planárias também podem se reproduzir por meio do processo de laceração, que consiste em uma fissão transversal do corpo. Assim, quando cortadas ao meio, transformam-se em duas, devido à sua capacidade de regeneração.
Dica 11:
Tanto na ascaridíase como na ancilostomose o problema inicial está na contaminação ambiental por fezes contaminadas com ovos do parasita.
Na ascaridíase o ser humano será contaminado pela ingestão de água / alimento contaminado por ovos (contágio: oral-fecal).
Nas ancilostomose os ovos eclodem e liberam larvas que vivem no solo e podem perfura a pele dos pés de pessoas que andam descalças em solo contaminado.
Dica 12:
Na teníase o contagio se ocorre pela ingestão de carne (boi/porco) mal cozida e contaminada por cisticercos, o parasita se aloja no intestino delgado.
Na cisticercose cerebral a contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados por ovos de Taenia solium, em geral, a larva cisticerco se desenvolve no cérebro.
Dica 13:
Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.
Dica 14:
       Os moluscos possuem sistema digestivo.
       O sistema nervoso deles é realmente ganglionar.
       Os mexilhões são bivalvos (ou seja, duas valvas).
       As brânquias participam da respiração e também da nutrição filtrando o alimento necessário para a sobrevivência do mexilhão.
       Os moluscos nem sempre hermafroditas. 
Dica 15:
Organização básica de um molusco

A cavidade do manto se encontra na indicação III; a massa visceral, na IV; e o pé esta indicado no número V.
Dica 16:
Os moluscos bivalves Limnoperna fortunei e Isognomon bicolor são bioinvasores trazidos ao Brasil por plataformas de petróleo, cascos ou águas de lastros de navios. Organismos invasores, ganhando a competição por nichos ecológicos de espécies nativas, aumentam sua população de maneira desordenada diminuindo a diversidade biológica.
 Dica 17:
A segmentação corporal diferencia o  Filo Annelida do  Nematoda.
As minhocas se alimentam de restos vegetais, principalmente folhas caídas, ovos, larvas, microorganismos e pequenos animais, vivos ou mortos, alimentos que são ingeridos com restos de terra. Elas são úteis para a agricultura, pois cavam túneis que arejam o solo, tornando-o também mais permeável à água, facilitando a respiração das raízes das plantas. Esses túneis também drenam a água das chuvas. Além disso, ao alimentarem-se de folhas caídas, ajudam na decomposição e fertilizam o solo com suas fezes, formando o húmus, que retém umidade.
Dica 18:
Os poliquetos;  oligochaeta e Achaeta ou hirudínea pertencem ao filo Annelida.
Corpo segmentado, grande quantidade de cerdas e presença de parapódios são características que, em conjunto, classificam os poliquetos.
Dica 19:
Classe oligochaeta, das minhocas, possui poucas cerdas por segmento do corpo e ausência de parapódios. 
As minhocas são monoicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca.
Dica 20:
A classe hirudínea ou achaeta, à qual pertencem as sanguessugas, organismos desprovidos de cerdas, possui duas ventosas no corpo, uma oral e outra posterior; também não forma parapódios.
Os poliquetas são animais dióicos, enquanto que as sanguessugas (achaetas) e minhocas (oligochaetas) são monóicos.
Dica 21:

A esquistossomose ( Barriga-d’água) é uma doença causada pelo platelminto do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando centenas de milhares de pessoas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário